Fundação OCIDEMNTE – Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais.


Há 36 anos construindo o Marco da Nova Humanidade, através de ações educacionais na Educação Básica e no Ensino Superior.


NOSSA MISSÃO
Auxiliar o Ser Humano em sua transformação interior, através do despertamento, desenvolvimento, manutenção e utilização do seu próprio potencial, fundamentado no estudo e desvendamento dos códigos perenes e imutáveis das Leis Naturais que regem o Universo. A Educação é o meio.

NOSSA VISÃO
Ser referência de excelência, nacional e internacional, na apresentação de estudos, pesquisas e projetos sobre o Ser Humano Integral, segundo valores insofismáveis de Leis Naturais que regem o Universo. “Educação Integral para a Transformação Social”.

NOSSOS VALORES
Consciência e Autoconhecimento
Moral, Ética e Estética elevadas
• Comprometimento
• Cooperação
• Criatividade e Inovação
• Responsabilidade Socioambiental • Transparência

A Fundação

A Fundação OCIDEMNTE – Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais é uma entidade civil, não sectária, sem fins lucrativos, fundada na cidade do Salvador, em 05 de maio de 1984. É uma Instituição de caráter educativo, criada para auxiliar o Ser Humano em sua reforma interior, a partir do conhecimento e integração de si mesmo, por meio do despertamento, desenvolvimento, manutenção e utilização do seu próprio potencial, fundamentado no estudo e desvendamento dos códigos imutáveis das Leis Naturais que regem o Universo.

A Fundação OCIDEMNTE desenvolve experiências em diversos campos do conhecimento, buscando sempre criar e inovar na área educacional. Em seus trabalhos, tem estimulado processos de ensino-aprendizagem-sentimento, pesquisas e extensão relativos à Meditação, Consciência e Autoconhecimento, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, equânime e solidária, dentro de uma visão global, que se destaque a construção e o desenvolvimento de ações integradoras do Ser Humano, considerando os ditames da razão de sua existência.

Desde a sua implantação, a Fundação OCIDEMNTE vem realizando pesquisas, planejamentos e trabalhos junto a várias comunidades carentes e instituições de ensino formais e não-formais, públicas e privadas, destinados a apoiar crianças e adolescentes, assegurando-lhes o direito à vida, à educação e, principalmente, à dignidade e respeito, bem como, e principalmente, um trabalho de educação continuada, com o objetivo de sensibilizar, capacitar e formar professores para atuarem no âmbito educacional.

Com a missão de auxiliar na transformação interior do ser humano é que nasce a Fundação Ocidemnte - o Marco da Nova Humanidade, com a confiança, convicção e certeza de que não é possível construir uma nova sociedade se não houver um novo ser humano.

Educar o ser humano é auxiliá-lo em sua formação integral, a partir de sua transformação interior, através do despertamento e desenvolvimento de seus potenciais latentes indispensáveis para o exercício da autonomia e cidadania.

Como Atuamos

Organizada em quatro grandes áreas do conhecimento, através das suas Coordenações de Ciências, a Fundação OCIDEMNTE desenvolve projetos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Biomédicas e Exatas. Composta por uma equipe multidisciplinar, formada por mestres e doutores com notória experiência na área educacional, social, artística e cultural, planejou, desenvolveu e realizou mais de 50 projetos educacionais, sociais, artísticos e culturais no Estado da Bahia.

Confira os resultados da nossa atuação na rede pública, na rede privada, com parcerias e na sociedade.

Trabalho realizado em mais de 200 Municípios.
Alcance de mais de 20.000 alunos.
Mais de 100.000 professores beneficiados.
Mais de 30.000 alunos transformados.
04 Convênios Internacionais.
17 Parcerias Nacionais.
Apoio de 27 veículos de comunicação, sendo 02 internacionais.
Parceria e articulação com 32 redes publicas.
Difusão da experiência em 14 países.
Reunimos 30 pesquisadores internacionais.
Reunimos mais 75 pesquisadores nacionais.

Nossa experiência com a rede estadual da Bahia

5
180
10
6000

Escolas
Públicas

Professores
Capacitados

Cursos
Realizados

Estudantes
Impactados

  • Prof. Jeferson Freire (Gel Varela)
    Coordenador de Projetos
  • Profa. Ana Paula Amorim
    Diretora Geral e Diretora do ISEO
  • Profa. Karen Sasaki
    Diretora de Inovação
  • Profa. Maribel Barreto
    Diretora da Área de Ciências Humanas
  • Profa. Carmem Bahia 
    Coordenadora Geral do Simpósio Internacional sobre Meditação, Autoconhecimento e Consciência
DOAÇÕES